Qualidade de Vida no Trabalho
Qualidade de vida no Trabalho
Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas
Disciplina: Desenvolvimento de Pessoas e Educação Corporativa
Prof. Marcio Zenker
Bruna Moreira
Elias Pires Estevão
Geyson Barucci
Genésio Lucone Filho
Renata Santana
Rosana Regina Siqueira
SÃO PAULO
2013
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, fala-se muito em qualidade: qualidade no serviço, qualidade no atendimento ao cliente, qualidade nos produtos e qualidade de vida. Somente há pouco tempo, a preocupação com a Qualidade de Vida no Trabalho destacou-se.
Pode-se afirmar que uma empresa com qualidade é, entre outros fatores, aquela que possui colaboradores que, após atender suas necessidades básicas, estejam satisfeitos com a empresa e seus colegas de trabalho.
Atualmente, com a globalização, as pessoas estão sendo obrigadas a atingir elevados níveis de produtividade, sendo pressionadas pela concorrência, que se tornam cada vez mais acirradas em vários mercados. A cada dia, os clientes estão se tornando mais exigentes e, com isso, as empresas têm que estar mais preparadas para satisfazer suas exigências.
Mediante a este quadro, as empresas passam a ver o seu pessoal como peça chave para o seu desenvolvimento e reconhecimento no cenário competitivo, e nisto, surgiu a necessidade de proporcionar aos colaboradores um ambiente mais agradável e harmonioso, que o estimule o melhor desempenho, aumentando assim sua produtividade.
Diante desta oportunidade, estão surgindo várias pesquisas e estudos, com o objetivo de entender a importância dessa implantação e o que ela vai agregar a empresa, como também seus impactos positivos e negativos no meio de atividades rotineiras.
JUSTIFICATIVA
Um dos assuntos mais atuais no meio corporativo é a Qualidade de Vida no Trabalho. Discussões recentes buscam estruturar e definir um padrão para a mesma, porém, a Qualidade de Vida no Trabalho está ligada