psicologa
Propriedades
O ácido ascórbico é também conhecido como vitamina C, é uma molécula orgânica, hidrossolúvel necessário para a formação de colágeno e reparação de tecidos corporais, suas reações são de oxidação e redução. Essa vitamina hidrossolúvel funciona no compartimento aquoso da célula doando elétrons, de modo sequencial, desta forma neutralizando os radicais livres e protegendo as estruturas intracelulares do estresse oxidativo. Intervêm no metabolismo da fenilalanina, tirosina, ácido fólico e ferro; na utilização dos hidratos de carbono, na síntese de lipídios e proteínas e na conservação da integridade dos vasos sanguíneos.
Indicações
Tratamento da deficiência de vitamina C, que se produz como resultado de uma nutrição inadequada, estimular a síntese de colágeno, auxiliando na prevenção e combatendo os sinais envelhecimento.
Tratamentos
Grande destaque para a indústria cosmética, sendo muito utilizado puro, ou associado a outros ativos que podem potencializar nos resultados esperados. Presentes também nos protocolos de tratamento estético devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a aplicação da vitamina C, é útil para o tratamento de várias disfunções como pós-cirúrgicos, laser, peelings, etc.
Fonte: GOOGLE ACADÊMICO – Acessado em 20/04/2014 as 15h30min http://www.uniarp.edu.br/periodicos/index.php/ries/article/view/161/171 ÁCIDO RETINÓICO (C20H28O2)
Propriedades
Metabólito proveniente da oxidação da vitamina A, por suas propriedades queratolíticas e de indução de aumento da renovação celular pode realmente produzir resultados terapêuticos excelentes.
Vitamina A atualmente é para designar todos os derivados de beta-ionona que possuam atividade biológica de retinol, exceto os carotenóides. O termo retinóide se refere ao retinol ou aos seus derivados de ocorrência natural e análogos sintéticos, que não apresentam, necessariamente, atividade semelhante à do retinol.
Age sobre a