Relatório de Fundição
Fatec Pindamonhangaba
Laboratório de Fundição
Nome: José Victor Macedo da Mota
Matheus Augusto dos Santos
Turma: 1° Soldagem
___________________________________________________________________________ www.fatecpindamonhangaba.edu.br Rodovia Vereador Abel Fabrício Dias, 4010 – Água Preta – Pindamonhangaba – SP
CEP: 12445-010 – Tel.: (12) 3648-8756
________________________________________________________________________________________________
Fatec Pindamonhangaba
Introdução
Uma moldação em areia é normalmente constituída por 2 meias moldações, embora para peças de geometria complexa, possa ser necessário utilizar mais do que um plano de apartação.
Como a fundição de peças de grandes dimensões ou pequenas quantidades de peças para as quais é utilizada a moldação manual.
Cada meia moldação é obtida através da compactação de areia de moldação em redor de um molde, no interior de uma caixa. Os processos utilizados para compactação do molde são sacudidela, aperto ou impacto.
Após esta operação efetua-se a separação do molde, obtendo-se uma cavidade na areia destinada a receber o metal líquido.
Se o fundido tiver secções ocas, cilíndricas ou de outras formas variadas é necessário a utilização de machos. Estes são elaborados em areia mais endurecida (esta areia é endurecida por aquecimento ou quimicamente).
Após colocação dos machos (se necessário), juntam-se e apertam-se entre si as 2 meias moldações, através dum conjunto de pernos de guiamento, ficando a moldação pronta para o vazamento. A areia é preparada através da descarga de areia nova e areia usada, e a quantidade de água é calculada de modo que a areia caia no máquina de moldar com a umidade final pretendida. A quantidade de água é verificada no momento em que é efetuado a mistura, podendo esta ser corrigida. Quando o tempo de mistura estiver esgotado, a porta do