Relatorio de Fundição
• Acabamento DC: O processo se inicia com o colaborador retirando a carcaça do basquete, marcando a peça com um marcador apropriado, fixando o na prensa para serem retiradas rebarbas que obstruem os furos. Logo em seguida é passada para o segundo colaborador onde ele utilizará uma broca para retirar rebarbas de furos com dimensão menores, e por ultimo a peça é passada para o terceiro colaborador que irar fazer o acabamento final com o lima e inspecionar toda a peça para que seja armazenada no basquete e seguir para usinagem onde ocorrerá outro processo com a peça.
Controle de Produção: Fornece a meta a ser alcançada, quantidade real produzida, total de peças refugadas. Para poder ser atualizado o quadro de gráficos de eficiência e de peças refugadas e inutilizadas, e sua produção hora a hora. As informações de paradas de linha é necessário conferir a duração em que a mesma esteve parada, o motivo e turno que ocorreu, para ser registrado no caderno de controle de processo.
Defeitos: Os defeitos mais comuns de ocorrer são: junção fria: Ocasiona vazamento na peça, além da estética que compromete a qualidade. Mancha: Compromete a estética da peça. Trinca: Ocasiona vazamento. Má compactação: Ocasiona vazamento. Aderência etc. A quantidade de refugos é conferido no final do turno e passado para o controle diário de produção, onde será feita a atualização de gráficos de peças inutilizadas.
Melhoria: (Implantação de caderno de acrílico fixo no basquete evitando o desperdício de fita gomada)
• Produção HPDC: A produção HPDC possui 20 injetoras sendo 12 de 800t e 8 de 650t com moldes de uma e duas cavidades, são fabricadas diversas peças como tampa esquerda e direita, carcaças esquerda e direita e cilindro de vários modelos, essas peças são fabricadas através de uma injeção sob pressão das maquinas.
Injeção de Tampas: Colaborador deve iniciar o aquecimento do molde injetando quantas peças forem necessárias para o aquece-lo, liberar o