Qualidade de vida no trabalho
RESUMO
Este trabalho faz uma retrospectiva do conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) até os dias atuais. Analisa a contribuição dada por alguns pesquisadores neste campo de estudo e identifica as suas dimensões. Alem disso, avalia as dificuldades e obstáculos enfrentados para adequada implementação de programas de QVT. Aborda, ainda, a conduta Workholic, predominante na direção de muitas empresas, e conclui que há muito por fazer para transformarmos o ambiente de trabalho num local melhor para o nosso desenvolvimento e evolução.
Origem e Evolução
O bem - estar ao trabalhador na execução de suas tarefas, a qualidade de vida sempre foi objeto de preocupação da raça humana. Historicamente exemplificando os ensinamentos de Euclides (300) a.Cde Alexandria sobre os princípios da geometria serviram de inspiração para a melhoria do método de trabalho dos agricultores a margem do Nilo, assim como a Lei das Alavancas, de Arquimedes, formulada em (287 a.Cveio diminuir o esforço físico de muitos trabalhadores).
No século XX muitos pesquisadores contribuíram para o estudo sobre a satisfação do indivíduo no trabalho. Entre eles se destacou Helton Mayo, cujas pesquisas, conforme Ferreira Reis e Pereira em (1999), Hampton (1991) e Rodrigues (1999), são altamente relevantes para o estudo do comportamento humano, da motivação dos indivíduos para obtenção das metas organizacionais e da qualidade de vida do trabalho, principalmente a partir das pesquisas e estudos efetuados em Western Eletric Company (Hawthorne Chicago), no inicio dos anos 20, que culminaram com a escola de relações humanas.
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)
É o conjunto de ações de uma empresa que envolve implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A construção de qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha