Qualidade de vida no trabalho
O objetivo central deste trabalho é demonstrar como uma organização pode gerenciar os custos relacionados a saúde e segurança, custos trabalhistas e soluções inovadoras, e as melhores práticas sustentáveis.Formar preços de modo que, tanto a organização quanto o colaboradores fiquem satisfeitos.
Uma boa gestão dos custos e uma formação de preços bem elaborada acarretam em diversos fatores fundamentais para o crescimento e estabilização da organização, bem como a conquista de novos mercados, confiança e credibilidade dos clientes, além de adequadas condições de trabalho para seus cooperadores.
1.1 Apresentação da Organização
A empresa estudada está no mercado desde 1905, atualmente como uma das principais empresas de agronegócio, promovendo a sustentabilidade no campo, e alimentos no país. Atua com originação de grãos e processamento de soja e trigo, na produção de fertilizantes, na fabricação de produtos alimentícios e em serviços portuários. Pioneira no agronegócio no Brasil hoje é uma das maiores exportadoras contribuindo significativamente com a balança comercial. Desde 2006 atua também no segmento de açúcar e bioenergia.
Presente em 16 estados a Bunge possui mais de 20 mil colaboradores e cerca de 150 unidades entre indústrias, centros de distribuição, silos e instalações portuárias.As marcas mais conhecidas no mercado são: Serrana, Manah, Iap, Ouro Verde, Salada, Soya, Cyclus, Delícia, Primor e Bunge Pró.
Para a Bunge promover a sustentabilidade é mais do que um compromisso, é a missão atribuída para, a partir de aprendizados colhidos no passado, garantirque nos próximos 100 anos estejam aqui, trabalhando sempre em nome do futuro.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
As Nações Unidas criaram a comissão mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, governos e instituições da sociedade civil de 179 países, que também é conhecida por ECO-92, com intenção de discutir a harmonização do desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.