Qualidade de Vida no Trabalho
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
LAYON AUGUSTO C. DA MATA
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
BELO HORIZONTE
NOVENVRO / 2011
Layon Augusto C. da Mata
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Artigo de conclusão de estagio supervisionado, ao Curso de Psicologia, da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, do Centro Universitário Newton Paiva,
Orientador: Ana Paula Manso.
BELO HORIZONTE
NOVEMBRO / 2011
Para CHIAVENATO (2.006, p.1),” No mundo empresarial são as pessoas que produzem, vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram motivam, comunicam, supervisionam , gerenciam e dirigem os negócios das empresas”. E também dirigem outras pessoas, pois não pode haver organizações sem pessoas.
As organizações existem para criar algo podem ser produtos ou serviços. E para que o trabalho seja executado, utilizam energia humana para transformar matérias-primas em produtos ou serviços. Embora possuam coisas inanimadas, como edifícios, máquinas e equipamentos, instalações, mesas, arquivos, pois elas são constituídas por pessoas. Somente podem funcionar quando as pessoas estão em seus lugares de trabalho e desempenham os “papéis” para os quais foram selecionadas e preparadas. (CHIAVENATO, 2.006 p.2)
Para tanto, as organizações criam sua estrutura formal, estabelecem órgãos e cargos, e preestabelecem, com certo volume de regras burocráticas, os requisitos necessários e as atribuições impostas aos seus membros. Os empregados então, mergulham no trabalho, doando suas energias e dando o melhor de si chegando até a reduzir ou perder sua saúde física e mental. (CHIAVENATO, 2.006 p.2).
O conceito de Qualidade de Vida no trabalho é abrangente e precisa de clareza em sua explicação, pois o trabalho representa não só uma fonte de renda para os trabalhadores, mas também um meio de satisfazerem suas necessidades de toda