Qualidade de Vida no Trabalho
(QUALITY OF WORK LIFE)
MADARINO, Natália Cordeiro1
RESUMO: Este artigo desenvolvido pela acadêmica do segundo período de Engenharia de Produção, da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros – FACIT, tem como objetivo verificar e apontar como a qualidade de vida dos trabalhadores interfere diretamente na qualidade total da empresa. Evidenciando que ao aplicar programas de Qualidade de Vida no Trabalho, as organizações atingem um maior índice de excelência, estabelecendo diferenciais competitivos sustentáveis, comprometendo-se com a saúde, o estilo de vida, o bem estar e o comprometimento de seus colaboradores.
Palavras-chave: qualidade de vida, trabalho, produtividade.
ABSTRACT: This article developed by the second academic period of Production Engineering, Faculty of Science and Technology of Montes Claros - FACIT, aims to verify and show how the quality of life of workers directly affects the total quality of the company. Showing that when applying the Quality of Work Life programs, organizations achieve a higher degree of excellence, establishing sustainable competitive advantages, committing to health, lifestyle, wellness, and commitment of its employees.
KEYWORDS: quality of life, work, productivity.
1. INTRODUÇÃO
Como lembra EVANS (1996, p.15), “Uma das tendências sociais mais marcantes em todo o mundo é a mudança de uma ética de trabalho baseada em dever para uma baseada em hedonismo, ou prazer.” Partindo deste conceito levanta-se a seguinte questão: como a qualidade de vida dos trabalhadores interfere na qualidade total da empresa?
Com a evolução do conceito de Qualidade total para serviços, houve a necessidade de incluir o conceito de qualidade pessoal e consequentemente qualidade de vida no trabalho como parte dos programas de qualidade total. Percebeu-se atualmente que qualidade de vida no trabalho é uma questão de competitividade, o homem é a parte principal e agente diferenciador no sucesso de uma