qualidade de vida no trabalho
Porto Alegre
2013
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Artigo científico apresentado como parte de avaliação na disciplina de
Lógica e Metodologia Cientifica
Orientadora:
Rodrigues
Porto Alegre
2013
Profa.
Simone
A associação hospitalar alfa situada em Porto Alegre, fundada em 1927, conta com 1747 colaboradores diretos e 3700 médicos associados, tendo 260 leitos para internações clínicas e 57 leitos para tratamento em unidade intensiva de tratamento.
O Objetivo é estudar a relevância do tema qualidade de vida no trabalho dentro da organização, assim como analisar se a qualidade de vida está ligada a posição dentro da organização.
Justificando que os reflexos da qualidade de vida no trabalho podem afetar diretamente ou indiretamente nos resultados sociais e econômico-financeiros das organizações, afinal uma companhia exerce suas atividades através de uma sinergia, composta por pessoas, tecnologia (hardwares e softwares) e recursos naturais. Necessitando assim haver um acompanhamento e controle em relação à qualidade de vida dos colaboradores, visto que estes participam e desenvolvem parte das atividades de uma organização.
De acordo com Teixeira et al. apud Lacaz (2009) destaca-se como principais pontos as questões referente ao controle e autonomia que os colaboradores possuem no processo de trabalho, sendo determinantes para se encontrar a qualidade de vida no trabalho os componentes como a saúde, segurança e relações.
Segundo Teixeira et al. apud Dejours (2009) a organização tem por responsabilidade o controle e divisão das tarefas, responsabilidades que o empregado exercerá, assim como a hierarquia que ele respeitará ou terá de desenvolver. Caso esta espécie de controle seja falha, pode acabar por gerar reflexos no sistema psicológico e físico destes colaboradores.
Teixeira et al. apud Assunção (2009) enfatizam que é “importante salientar que de qualquer maneira o trabalho nunca é