Qualidade de vida no trabalho
Autor(a):
Orientador:
RESUMO
A finalidade deste artigo é auxiliar as organizações na elaboração correta da implantação de um programa de recompensas e de um plano de carreiras. O artigo também será útil para o gerenciamento de problemas existentes nas organizações em decorrência de muitos colaboradores desmotivados em virtude de não estarem sendo valorizados de maneira justa e de não possuírem um plano de carreiras justos. Abordaremos os tipos de recompensas que as organizações podem oferecer visando à satisfação dos seus os colaboradores e será mostrado como desenvolver um plano de carreira eficiente. O programa de recompensas deve ser bem gerenciando visando identificar as reais necessidades do colaborador e o plano de carreiras deve elaborado visando o desenvolvimento e crescimento profissional do colaborador, pois com o desenvolvimento do colaborador a empresa também se desenvolve, pois seus objetivos organizacionais são alcançados de forma mais eficientes.
Palavras-chaves: Recompensas. Colaboradores. Plano de carreiras.
INTRODUÇÃO
O artigo retratará a função do plano de carreiras e do programa de recompensas nas organizações. Para que se possa falar desse assunto primeiramente teremos que entender esses dois conceitos básicos na visão da gestão de pessoas. Plano de carreiras é conjunto de princípios e características que a organização possui para auxiliar os colaboradores na sua carreira profissional, desde que o mesmo possua conhecimento, habilidade e atitude para ocupar o respectivo cargo. Já os programas de recompensas são planos ou programas que visam recompensar seus colaboradores da melhor maneira possível, desde uma remuneração básica até mesmo uma recompensa não financeira.
O plano de carreira e o programa de recompensas surgiram para desenvolver o colaborador e recompensar os colaboradores de forma justa, e fazer com que o