Qualidade de vida no trabalho
Introdução
Qualidade de vida no trabalho
Nadler e Lawler
Hackman e Oldhan
Walton
Doenças Ocupacionais
Ginástica Laboral
Programas de Bem Estar
Conclusão
Referências Bibliograficas
Introdução
O mundo vive em constante mudança e as empresas vêm buscando maior competividade no mercado. Isto faz com que elas adotem diversas alternativas para se adequarem a este novo mundo. A qualidade de vida no trabalho (QVT) é uma destas mudanças. Os empresários perceberam que proporcionando uma vida melhor ao seus funcionários e seus familiares, estes por sua vez tornam-se mais produtivos. É preciso falar em qualidade de vida no trabalho, ressaltando-se, sempre, a abordagem deste assunto como questão de competitividade organizacional.
Este trabalho apresentará desde quando e porque houve a necessidade da QVT. Quando a QVT não é utilizada corretamente ou não existe dentro de uma organização, quais são os problemas que podem ser adquiridos pelos trabalhadores? Estas respostas e muito mais seguem nas páginas seguintes.
A QVT não pode passar desapercebida no mundo de hoje, que exige maior atenção aos problemas dos trabalhadores, que são seres humanos e traz consigo sentimentos, ambições, cria expectativas, envolve-se e busca o crescimento constante.
1. Qualidade de Vida no Trabalho
Segundo a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é um conjunto de percepções individuais de vida no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que vivem, e em relação a suas metas, expectativas, padrões e preocupações.
Segundo nosso entendimento, “qualidade de vida no trabalho é o conjunto de ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho”.
O termo “Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)” foi criado por Louis Davis na década de 1970, quando desenvolvia um projeto sobre desenho de cargos. Para ele, o conceito de QVT refere-se à preocupação com o bem-estar geral e a saúde dos trabalhadores