Qualidade de serviços
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CCET
Departamento de Ciências da Computação
Curso de Sistemas de Informação
Comunicação de Dados
Michael Gomes Mendes
QUALIDADE DE SERVIÇO
28 de novembro de 2013
Montes Claros
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta um estudo sobre os principais tópicos ligados a qualidade de serviço (QoS) que oferece recursos para identificar e separar o fluxo de dados da rede, através de classes, políticas, e técnicas que tratam do tráfego da rede de acordo com as regras implantadas nas mesmas. Ele aborda os seguintes tópicos: conceitos de QoS, caracterização dos parâmetros, níveis de serviço, requisitos de serviços, técnicas para provê serviço, QoS em redes ATM e por fim redes sem fio.
2. VISÃO GERAL
A fim de explicitar os elementos essenciais de Qualidade de Serviço em rede serão apresentados os principais conceitos que contribuirá para entendimento do assunto.
2. 1 CONCEITOS
Entende-se como Qualidade de Serviço (Quality of Service – QoS) a garantia pelos os componentes da rede e equipamentos em uso, em que assegura a entrega de informações e realiza a comunicação entre os equipamentos utilizados para controle de serviço (Pinheiro, 2004).
Há, no entanto, outros três pontos de vistas sobre qual pode ser vista a qualidade de serviço, pode-se citar o ponto de vista do usuário e do ponto de vista dos programas de aplicação. Em relação ao usuário a qualidade é obtida de uma dada aplicação pode modificar, ser ajustada para melhor ou pior qualidade em tempos não definidos. Do ponto de vista de programas de aplicações a qualidade são definidas em contrato de nível de serviço no qual são especificados os desempenhos mínimos que a empresa provedora deve cumprir conforme pactuado em contrato. Do ponto de vista do Administrador QoS é entendida a partir da utilização de mecanismos, algoritmos e protocolos em benefício de seus usuários e suporte às aplicações (Pinheiro, 2004).
2.2