Boas práticas em serviços de saúde
Boas práticas em laboratórios e serviços de saúde
As boas práticas de laboratório ao serviços de saúde, dizem respeito a técnicas, normas e procedimentos de trabalho que visam a minimizar e controlar a exposição dos trabalhadores aos riscos inerentes às suas atividades. A aplicação das boas práticas é indispensável à segurança do trabalhador, do produto que está manipulando e do ambiente em que atua, devendo fazer parte da sua rotina de trabalho.
Todos os trabalhadores devem fazer uso das boas práticas em laboratórios, e precisam ser constantemente atualizados quanto às técnicas seguras de trabalho, caso contrário, o não cumprimento dessas técnicas certamente irá gerar risco não só a um individuo, mas também a todos que atuam naquele ambiente.
USO DE ESQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
A função fundamental do EPI é fornecer proteção ao trabalhador sob as diversas formas de atividades que ele desempenha. É fundamental que os EPI’s tenham boa qualidade, característica que deve ser exigida pelo comprador da instituição.
ACIDENTES EM LABORATÓRIO E SERVIÇOS DE SAÚDE
Acidentes de trabalho podem ser definidos como um acontecimento infeliz, que resulta em dano, ferimento, estrago, prejuízo, avaria, ruína, etc. Entre as causas possíveis de gerar acidentes, podemos destacar: Fatores sociais; Instrução inadequada; Mau planejamento; Supervisão incorreta ou inapta; Não observância de normas; Práticas de trabalho inadequadas; Manutenção incorreta; Mau uso dos equipamentos de proteção; Uso de materiais de origem desconhecida; Layout inadequado; Higiene pessoal; Jornada excessiva de trabalho.
As doenças profissionais e os acidentes de trabalho constituem um importante problema de saúde publica em todo o mundo. As estimativas da Organização Internacional do Tabalho (OIT), que revelam a ocorrência anual de 160 milhões de doenças profissionais, 250 milhões de acidentes de trabalho e 330 mil óbitos, são baseadas somente em doenças não-transmissíveis. Entre os