DRENAGEM LINFATICA
A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem altamente especializada, feita com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, aprimorando algumas de suas funções.
A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem manual que foi descrita, inicialmente, como método para tratamento de edemas em especial o linfedema. Vários autores já a descreveram, entre eles r. A drenagem linfática manual drena os líquidos excedentes que banham as células, mantendo, desta forma, o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais. Ela é também responsável pela evacuação dos dejetos provenientes do metabolismo celular. A técnica de DLM é complexa, representada por um conjunto de manobras muito específicas, que atuam basicamente sobre o sistema linfático superficial, visando drenar o excesso de líquido acumulado no interstício, nos tecidos e dentro dos vasos, através das anastomoses superficiais linfo linfáticas axilo-axilar e axilo-inguinal várias indicações:
- Tratamento pré e pós-operatório de intervenção cirúrgica; - Pós-traumatismos; - Insuficiência venosa; - Edemas; - Linfedemas; - Fibro edema gelóide; - Queimaduras; - Enxertos; - Acne; - Rosácea; - Hematomas e equimoses; - Rigidez muscular; - Período de TPM; - Insônia; - Pós-mastectomia; - Pós-mesoterapia; - Tratamento coadjuvante da cicatriz hipertrófica ou queloideana.
O trabalho deve ser executado no sentido proximal-distal; - Praticar por maior espaço de tempo onde há maior retenção de líquido, ou seja, linfedema; - Executar as manobras em ritmo lento, pausado e repetitivo, em respeito ao mecanismo de transporte da linfa, cuja freqüência de contração é de 5 a 7 vezes por minuto; - Não deve ser desagradável e jamais provocar dor; - As sessões devem ter o mínimo de 30 minutos. (LOPES, 2002).
Se a drenagem for deficiente há um congestionamento e conseqüente acúmulo de líquidos. Uma pressão demasiadamente forte pode obstruir os