Qualidade de atendimento em saude
Nos dias de hoje falamos tanto em Qualidade, na realidade necessitamos de Qualidade em praticamente tudo: nos produtos, nos serviços, na vida. A partir da evolução do cotidiano,exigiremos de nos mesmo a modernização e sempre apegar a qualidade, no sentido de crescer e desenvolver nos aspectos de diversos obstáculos que o dia-dia opõem.A historia a qualidade começou com a Revolução Industrial e a divulgação estrategicamente da produção em série.A qualidade do cotidiano das pessoas só surgiu por causa da segunda guerra mundial. Naquela época já se sentia uma preocupação significante com a qualidade dos produtos.
Segundo Garvin (1992), quase todas as modernas abordagens da qualidade foram surgindo aos poucos, através de uma evolução regular, e não de inovações marcantes. É produto de uma série de descobertas que remontam a um século atrás. No princípio a ênfase da qualidade era voltada para a inspeção. A inspeção perdurou-se até o surgimento e utilização do controle estatístico da qualidade. Em seguida, a qualidade passou a ser tratada como responsabilidade de todos na organização. Atualmente, as atividades relacionadas com a qualidade se ampliaram e passaram a serem consideradas essenciais para o sucesso estratégico.Se anteriormente a qualidade era tratada como um território exclusivo dos departamentos de produção e operações, hoje ela abarca funções diversificadas em toda a organização.
1.2 Conceitos
A Questão da Qualidade
Dentre as mais tradicionais formas de se conceituar o termo qualidade, pode-se citar JENKINS [1971], que apresentou a qualidade como "o grau de ajuste de um produto à demanda que pretende satisfazer", e JURAN [1974], que afirmou que "qualidade é a adequação ao uso".
Para TEBOUL [1991], a qualidade é, primeiramente, a conformidade às especificações, é também a "resposta ajustada" à utilização que se tem em mente na hora da compra e em longo prazo, mas é