Qualidade Ambiental Indicadores De Ecoeficiencia
Os indicadores de ecoeficiência vem sendo progressivamente incorporados pelas empresas, na medida em que as grandes empresas se conscientizam de que o comportamento ecoeficiente além de reduzir o impacto das atividades empresariais no meio ambiente, aumenta a rentabilidade de suas empresas.
A coleta de informações e dados para o desenvolvimento de indicadores de ecoeficiência é uma etapa importante no processo segundo informado
Segundo o WBSCD(Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), os indicadores de ecoeficiência devem seguir o modelo apresentado no Quadro 1.
Indicadores de Aplicação Genérica – São aqueles que podem ser utilizados por praticamente todos os negócios, embora possam ter um valor e grau de importância diferente, consoante o negócio. Para cada um destes indicadores, tem de haver um acordo internacional geral sobre o seguinte:
Todos os outros indicadores que não respeitarem estes três critérios são denominados específicos de negóci aspectos ambientais globais, tais como: consumo de energia, consumo de água, consumo de materiais, emissões de gases causadores de efeito estufa, emissões de substâncias que podem depletar a camada de ozônio.
Indicadores do CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável
Fundado em 1997 é uma reunião dos maiores e mais expressivos grupos empresariais do Brasil. Representando 40% do PIB nacional, estas empresas juntas têm mais 600 mil empregos diretos e um número mais expressivo ainda de empregos indiretos.
O CEBDS formulou uma lista dos indicadores de sustentabilidade que considera relevantes para avaliar o grau de envolvimento das empresas com o desenvolvimento sustentável. Estes indicadores são utilizados no Relatório de Sustentabilidade Empresarial publicado a cada 2 anos pelo Conselho.