Indicadores de Ecoeficiencia
Indicadores de ecoeficiência permitem o rastreamento do progresso alcançado em atingir as metas de desempenho ambiental estabelecida por uma organização. Também facilitam a comparação do desempenho ambiental entre duas organizações ou entre dois setores de uma mesma organização.
Alguns princípios do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBSCD) para a Definição e Utilização de Indicadores de Ecoeficiência:
- Ser relevantes e significativos na proteção do meio ambiente e da saúde humana e/ou na melhoria da qualidade de vida;
- Fornecer informação aos tomadores de decisão, com o objetivo de melhorar o desempenho da organização;
- Reconhecer a diversidade inerente a cada negócio;
- Apoiar o benchmarking e monitorar a evolução do desempenho;
- Ser claramente definidos, mensuráveis, transparentes e verificáveis;
Exemplo de empresa com Ecoeficiencia
Na Amanco Brasil, o compromisso com a ecoeficiência é renovado a cada dia e serve de estímulo para que toda a organização busque combinar o bom desempenho nos negócios com a contribuição efetiva para manter a capacidade de sustentação do planeta.
Um dos recursos mais importantes no modelo de ecoeficiência da Amanco Brasil é o seu Sistema de Gestão Ambiental, que possui Certificação ISO 14001, permitindo à empresa ampliar o grau de conhecimento sobre os impactos ambientais de suas operações e definir parâmetros necessários para a adoção de medidas de aperfeiçoamento. Outro ponto importante dentro do sistema de gestão ambiental são os indicadores de ecoeficiência que consolidam resultados dos indicadores de consumo de energia, água, matéria-prima, geração de refugo e desperdício.
Os