trabalho segundo karl marx
Introdução
É praticamente impossível dizer quem inventou a matemática, pois, se contarmos até 4 já considerado matemática, então podemos dizer que ela existe muito antes do próprio homem ser chamado home sapiens. Segundo estudos realizados na Universidade de Tübingen, alguns macacos conseguem resolver operações matemáticas simples, passando assim uma visão para os pesquisadores de que esse conhecimento veio sendo uma vantagem evolutiva para algumas espécies, onde isso foi primordial para a sobrevivência das mesmas.
Se a matemática contribuiu na evolução dos macacos, imaginem para a evolução dos seres humanos. Saber contar não é apenas privilégio dos homens e dos macacos. No reino animal muitas espécies, como cães, elefantes e peixes também conseguem fazer pequenas contas e identificar quantidades diferentes.
Assim pode se dizer que a matemática já é utilizada neste planeta muito antes da presença humana, o que fez o homem diferente dos outros animais foi a capacidade de utilizar métodos e utensílios para a contagem e armazenagem de quantidades muito superiores a dos outros animais.
Pré-história
A pré-história é o período que antecede a historia, é onde surgiram os primeiros homens e a escrita, pois sem registro escrito não haveria historia. Mas, não somente na escrita que esta baseada a investigação do que os homens do passado deixaram de herança para os dias atuais, também é utilizado como fonte de informação os monumentos, pinturas, construções, roupas, moedas e utensílios, o primeiro período da historia é descoberto devido a analises de todos esses materiais.
A pré-história é dividida em 3 fases distintas: paleolítico, neolítico e idade dos metais. Nestes períodos os homens utilizavam os números apenas para contagem, contava ovelhas nos rebanhos ou pessoas em sua tribo. Utilizava apenas os dedos das mãos ou partes do corpo. Os poucos registros numéricos eram feitos em paredes de cavernas, em pedaços de pau ou em ossos de