A alienação do trabalho segundo Karl Marx
1734 palavras
7 páginas
O vídeo “A Historia das Coisas” retrata que nosso sistema capitalista é divido em cinco etapas: extração, produção, distribuição, consumo e tratamento e lixo, que são considerados como economia de materiais. Entre essas etapas, existem as pessoas, que são as “coisas” mais importantes do nosso sistema. Pois são elas que extraem a matéria prima, que produz, de vendem, que consomem e que trabalham para tratar do lixo. A extração é o processo de exploração de recursos naturais. Ou seja, é a primeira etapa da construção dos nossos pertences. É um doloroso processo por termos que destruir nossas florestas, rios, montanhas e ate animais. Nas ultimas 3 décadas, já foram utilizados 33% de toda nossas florestas para sustentar o nosso modo de vida. No processo de produção, há um gasto enorme de energia, para se misturar químicos tóxicos com os produtos naturais, sem falar na saúde dos funcionários que se expõem diante desses produtos. O consumo depende muita das vezes, da publicidade e da mídia. Mesmo você não querendo algo, a mídia te desperta a comprá-lo, por estar na moda, ou de promoção etc. Quando compramos algo que não desejamos ou que já está velho, desgastado, jogamos tudo no lixo. Todo lixo, ou é despejado num aterro, ou, ainda pior, primeiro é incinerado e depois despejado num aterro. As duas formas poluem o ar, o solo, a água, sem esquecer que alteram o clima.
Portanto, devemos repensar no quanto o nosso consumismo esta acabando com os nossos recursos naturais e ate mesmo com as nossas vidas. Pois, como viveremos diante tanta poluição, desmatamento e agrotóxicos espalhados pelo ar?
O vídeo “A Historia das Coisas” retrata que nosso sistema capitalista é divido em cinco etapas: extração, produção, distribuição, consumo e tratamento e lixo, que são considerados como economia de materiais. Entre essas etapas, existem as pessoas, que são as “coisas” mais importantes do nosso sistema. Pois são elas que extraem a matéria prima, que produz,