Karl marx
Karl Marx pensador do século XIX período em que o capitalismo industrial estava se consolidando na Europa, as maquinas funcionavam operadas por trabalhadores assalariados.
Marx tem como ponto de partida para sua analise da sociedade capitalista, a exploração do trabalho que os operários das fabricas capitalistas realizam.
Na concepção de Marx capitalismo conduz uma primeira relação social da qual derivam outras, que é relação de compra e venda de força do trabalho, no capitalismo o trabalho é livre, o trabalhador vende a sua força de trabalho e o empresário compra a força de trabalho, é uma sociedade baseada na propriedade privada, nos meios de produção e é uma sociedade organizada em função da produção de mercadorias, é essa venda da força de trabalho que move a estrutura social.
As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho. Em razão dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de produção.
O grande argumento de Karl Marx era não ficar olhando só as relações que estão a sua volta ,mais também as que estão escondidas, porque se descobrirmos as que estão escondidas, vamos entender melhor as que estão a nossa volta.
2. BIOGRAFIA
Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.
Marx foi o segundo de nove filhos, de uma família de origem judaica de classe média da cidade de Tréveris, na época no Reino da Prússia. Sua mãe, Henriette Pressburg,era judia holandesa e seu pai, Herschel Marx, um advogado e conselheiro de Justiça. Herschel descende de uma família de rabinos, mas se converteu ao cristianismo luterano em função das restrições impostas à presença de membros de etnia judaica no serviço