Sistema contábil para gestão da ecoeficiência empresarial
RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO CIENTÍFICO: Sistema Contábil para Gestão da Ecoeficiência Empresarial
Disciplina: Metodologia e Técnicas de Pesquisa
Profa. Glenda Roberta Pereira
FRANCA
2012
1) REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
http://www.scielo.br/pdf/rcf/v20n49/03.pdf
2) APRESENTAÇÃO DOS AUTORES
Cassio Luiz Vellani: Professor Mestre dos Departamentos de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade Interativa COC da Universidade de Ribeirão Preto.
Maísa de Souza Ribeiro: Professora Doutora do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
3) SÍNTESE Os autores apresentam em seu artigo A integração entre “Responsabilidade Social Corporativa" e "Sustentabilidade Empresarial" pode tornar um negócio sustentável. Este artigo relaciona Contabilidade e Sustentabilidade, que estão focadas na contabilidade das atividades relacionadas com a proteção do meio ambiente; são chamados de "ações ecológicas empresariais (ou atividades ambientais)" e de "gastos ambientais" aqueles incorridos com estas atividades. Uma ação ecológica empresarial (ou atividade ambiental) representa um conjunto de tarefas com uma finalidade de proteção dos ecossistemas. Programas Ambientais consistem em um conjunto de atividades e recursos destinados à proteção do meio ambiente e podem atuar sobre os resíduos emitidos pela própria empresa durante o processamento de seus produtos e serviços. Programas de educação ambiental são de fundamental importância e ainda um modo de proteger os ecossistemas. Contudo, com elas a empresa não anula ou reduz o efeito tóxico dos resíduos emitidos durante o processamento de seus produtos e serviços. Empresas que não mantêm ações para atuar sobre seus próprios resíduos não são capazes de integrar desempenho ecológico e econômico. Uma ação ecológica somente aumenta a sustentabilidade quando integra desempenho econômico e