Ecologia industrial
Ecologia Industrial
O desenvolvimento de um projeto se dá sob determinados fundamentos técnicos e teóricos e busca atingir objetivos e soluções, que devem obrigatoriamente atender a requisitos estabelecidos. Os fundamentos de um projeto Sustentável provêm da ecologia e dos seus derivados: a ecologia industrial e a ecoeficiência que geram os métodos para o planejamento, busca e avaliação da solução.
Ecologia Industrial
ECOLOGIA O termo Ecologia foi criado pelo biólogo alemão Ernest Haeckel, em 1866, a partir da junção das palavras gregas Oikos + Logos [gerando ecologia (estudo da casa), que é definido pelo dicionário Global da Língua Portuguesa como “ciência que estuda as relações entre os seres vivos com seu ambiente natural, bem como de suas influências recíprocas”] para nomear uma disciplina científica cuja função era estudar as relações entre as espécies animais e seu ambiente orgânico e inorgânico.
Ecologia Industrial
Contudo, o pensamento ecológico sofreu um profundo processo de evolução e transformação desde aquela época, e o conceito de Ecologia adotado nos dias de hoje é muito mais abrangente, englobando além de fatores biológicos, aspectos sociais e políticos (LAGO, PÁDUA, 1984). A palavra grega oikos, com o sentido de casa gerou algumas outras palavras muito importantes para o mundo atual: Oiko+nomia, gerou economia (manejo da casa) que é definida pelo dicionário Global da Língua Portuguesa como sendo a “ciência que se ocupa da produção, distribuição e consumo de bens materiais”. Oiko+umenikos, gerou ecumênico (do mundo inteiro) que é definido pelo dicionário Global da Língua Portuguesa como “relativo a toda terra habitada”.
Ecologia Industrial
Pelas definições acima se deduz que ecologia e economia deveriam ser disciplinas companheiras (ODUM, 1988), mas a história mostra que as chamadas nações industrializadas conseguiram o seu crescimento, desvinculando a humanidade da natureza, explorando esta como se os