Qual é o procedimento necessário para um bom atendimento?
A autora Cristiane Romano no artigo ‘Estratégias comunicativas para encantar o cliente’ publicado no site afirma que todo profissional, seja qual for sua área de atuação, sabe que é muito importante atender bem o cliente. O bom atendimento já não é mais o diferencial e sim fundamental. O diferencial está em você encantar o cliente, que sempre retornará e realizará indicações, aumentando o negócio e o crescimento da empresa.
É importante pensar que o primeiro contato é com o atendente, pode ser por telefone ou mesmo pessoalmente, neste momento o principal instrumento que o atendente deverá ter é 100% de eficácia na comunicação.
A busca de solução para o atendimento é sempre questionada, mas existem recursos comunicativos:
Recursos Verbais: Conteúdo da mensagem. É importante que o atendente saiba o que dizer e como dizer. As informações devem ser fornecidas de forma clara e objetiva, linguagem coloquial e correta, não falando gírias, palavras difíceis, termos técnicos e rimas. Quando isso acontece a fala torna-se cansativa.
Recursos Vocais: Voz e fala. A forma que o atendente fala irá influenciar o ouvinte a construir uma imagem mental e pode ser positiva ou negativa, dependendo de como irá transmitir a mensagem. Isto pode ocorrer porque nossa voz transmite emoção, como tristeza, alegria, raiva, etc.
Existem fatores que podem interferir na mensagem de forma positiva, transmitindo segurança, conhecimento, empatia e confiabilidade:
Tipo de voz: Deve ser neutra, não apresentar rouquidão, etc. Não deve ser grave acima do normal, pois demonstra excessiva seriedade e a voz aguda demonstra excesso de alegria ou euforia. O ideal é mantê-la neutra, sem alteração.
Intensidade: Voz forte demonstra agressividade ou auto-afirmação, voz fraca demonstra insegurança, vergonha. O fundamental é buscar o equilíbrio.
Pausas: O excesso pode modificar o sentido da mensagem.
Velocidade: Transmite dinamismo. Quando