Qual a diferença entre política social e política econômica? Dê exemplos para ilustrar.
Campus Virtual
Disciplina: Política e Planejamento Econômico
Curso: Gestão Pública
Professor: . Leandro Luis Daros
Nome do aluno: Joice Barbosa Rodrigues
Data: 01/04/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 Você percebeu que ao longo do século XX o Brasil realizou diferentes iniciativas de planejamento econômico. Algumas com relativo sucesso e outras que foram grandes fracassos. Exponha quais as principais razões para a falta de sucesso e contextualize para a atualidade: Responda, entre 10 a 20 linhas, se os planejadores de hoje enfrentam os mesmos problemas de antigamente? (5,0 pontos).
Resposta: Entre os anos 40 e 70 do século passado, nosso país, teve uma experiência em matéria de planejamento governamental, iniciada com as ações do pós-Segunda Guerra, por meio, do Plano Salte (saúde, alimentação, transportes e energia), e, mais adiante, do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, até os mais recentes planos plurianuais, determinados constitucionalmente, o Estado brasileiro empreendeu, ao longo destas últimas cinco ou seis décadas, diversas tentativas de planejamento do futuro e de organização do processo de desenvolvimento econômico.
Estruturadas mais freqüentemente em torno de grandes objetivos econômicos e, em alguns casos, formuladas para atender necessidades de estabilização econômica ou de desenvolvimento regional (como a Sudene), essas experiências de planejamento governamental( as mais conhecidas e ambiciosas foram, no auge do regime militar regim os dois planos nacionais de desenvolvimento – conseguiram atingir algumas das os dois planos nacionais de desenvolvimento), conseguiram atingir algumas das metas propostas, mas tiveram pouco impacto na situação