logística
Valmir Mafra
RESUMO
A Logística pode ser definida por quatro atividades básicas: a da aquisição e produto, movimentação, armazenagem e entrega dos produtos. Para implantar melhoramentos na estrutura dentro de uma indústria é necessário que haja uma dinâmica no sistema logístico, Este, envolve fatores como o suprimento de
materiais e componentes, a movimentação e o controle de produtos,
apoio ao
esforço de vendas de produtos finais até a colocação do produto acabado ao consumidor. Uma das atividades de importância na logística é a atividade de armazenagem vertical, que bem administrada reduz a ocupação da area dos armazéns. Este segmento logístico está sendo estudado como uma solução para os gargalos que as organizações encontram quando tem a necessidade de montar um centro de distribuição, como: os altos custos com a aquisição de terrenos, as leis ambientais vigentes e a mão-de-obra disponível. A armazenagem vertical tem como foco a redução nos custos com a movimentação, a guarda de materiais, a redução nos custos com edificações, o cumprimento das leis ambientais e também a redução significativa da mão-de-obra.
Este modelo de armazenagem dos produtos visa atender com eficiência ás especificações químicas e físicas de cada produto, ou seja, este serão armazenados respeitando as indicações recomenda pelos fabricantes.
Palavras chaves: logística, armazenagem, vertical
1. INTRODUÇÃO
2
A armazenagem é um dos tópicos fundamentais da logística. O departamento de armazenagem vem sendo tratado dentro das empresas como um segmento da cadeia logística extremamente importante, onde os armazéns começam a ser considerados como centros de distribuições e agregador de valor para os produtos movimentados.
Um sistema de armazenagem quando bem gerenciado na empresa, pode solucionar e evitar diversos problemas que influenciam diretamente o processo produtivo e a distribuição de produtos, otimizando espaços e