Quais fatores interferem para que se tenha uma boa formação na educação básica?
Embora o governo tenha deixado a desejar diante da educação no Brasil este não é o único fator aparente, há professores exercendo sua profissão de qualquer modo, não são todos que se preocupam com o quanto podem afetar na formação dessas crianças e jovens se a falta de qualificação atrapalha imagina a falta de professores, o que tem sido comum no ensino básico, não são um ou dois dias sem aula chega a serem semanas e os prejudicados são os alunos que por falta de conteúdo ficam cada vez mais atrasados comparando a outras redes de ensino. O certo seria ter professores substitutos preparados para atuar em situações como essa, mais não é o que acontece. Com relação à falta de estrutura é algo aparente ao bater os olhos vemos paredes com rachaduras e umidades, mesas e cadeiras quebradas áreas de recreação enferrujadas expondo a segurança dessas crianças, já presenciamos em noticiários, escolas do próprio DF alagadas por água que batem até os joelhos, sem contar a merenda servida nessas escolas não há atenção e nem acompanhamento de um nutricionista, simplesmente sevem qualquer coisa isso quando servem né!
E os transportes onde estão? Nem todas as famílias podem optar pelos serviços de transportes particulares, portanto este é mais um fator a ser corrigido, estudar deveria ser direito de todos não só de quem tem acesso. Tem crianças que andam Km para chegar até a escola, acordam de madrugada se expondo ao clima que nem sempre é favorável sujeitos a violência do transito e das próprias ruas.
Estamos tão acostumados a presenciar os investimentos do governo em coisas tão supérfluas que nos revoltamos diante da educação brasileira que