Política econômica para crescimento econômico
O crescimento econômico refere-se à expansão da produção do país, ou seja, uma quantidade crescente de mercadorias e serviços para serem adquiridos pela sociedade. E é importante destacar que nenhum país conseguirá melhorar o nível de renda de sua sociedade se não estabelecer políticas econômicas. A política econômica por sua vez é o conjunto de medidas tomadas pelo governo para atuar a influir sobre os mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Adam Smith e o crescimento econômico Adam Smith, economista escocês, desenvolveu a teoria do liberalismo, apontando como as nações iriam prosperar. Sua preocupação principal foi com a questão dinâmica do crescimento e desenvolvimento, buscando determinar os fatores responsáveis pelo progresso econômico e a medida de política a serem tomadas para criar um ambiente propicio ao rápido crescimento econômico. Smith afirmando que a desejada prosperidade econômica e a acumulação de riquezas não são concebidas pela atividade rural e nem comercial. Para Smith o elemento de geração de riqueza está no potencial de trabalho, trabalho livre sem ter, logicamente, o estado como regulador. O seu papel na economia deveria corresponder apenas á proteção do Estado, mas não á intervenção nas leis de mercado.
Para Smith os principais elementos que levariam ao crescimento econômico eram: a investigação da acumulação do capital, o crescimento populacional e a produtividade da mão de obra.
Smith era a favor do principio do liberalismo, da livre iniciativa. Acreditava que se deixasse atuar a livre concorrência, uma mão invisível levaria a sociedade á perfeição. Os agentes econômicos agindo individualmente acabam promovendo o bem estar de toda a comunidade.
Políticas econômicas que podem levar ao crescimento econômico Alguns economistas acreditam que é necessário uma política monetária para haver crescimento econômico. Esta política se