POLITICAS ECONOMICAS
Uma política econômica é um curso de ação que se destina a influenciar ou controlar o comportamento da economia. As políticas econômicas são geralmente implementadas e administradas pelo governo para realizar ajustes e adequações. Vamos analisar a classificação das políticas governamentais em três grupos a) estruturais, b) conjunturais e c) de expansão.
Exemplos de políticas econômicas incluem decisões tomadas sobre os gastos do governo e impostos, sobre a redistribuição de renda dos ricos para os pobres, e sobre a quantidade de dinheiro que estará em circulação. A eficácia das políticas econômicas pode ser avaliada de duas maneiras, conhecidas como economia positiva e normativa.
Quem tem medo dos Brics?
http://www.cartacapital.com.br/internacional/quem-tem-medo-do-brics-1522.html
https://www.youtube.com/watch?v=uIgLowlY8Io
Distribuição equitativa de renda
A distribuição da renda é analisada através da composição da renda e dos vários níveis de rendimento que envolvem a definição do rendimento anual, que envolve salários, rendimentos de investimento, aluguéis, entre outros componentes da renda.
Joseph E. Stiglitz ganhou o Prêmio Nobel de Economia analisando os efeitos da desigualdade de renda na economia. Ele afirmou que a economia paga um preço elevado pela desigualdade, que é cada vez mais presente nas estruturas econômicas capitalistas. Segundo o pensamento de Stiglitz, o aumento das desigualdades estabelece um limite severo no crescimento da economia e promove a instabilidade econômica de uma maneira geral.
No caso do Brasil, o efeito da desigualdade pode ser claramente percebido no nosso dia a dia em regiões que confrontam o cotidiano dos pobres e ricos. O ciclo de desigualdades torna a distribuição da renda equivocada, gerando novas desigualdades, principalmente nas áreas de saúde e educação.
Levando em consideração que a desigualdade está enraizada em nossa economia, ele