Avaliação ciencias sociais
-> Assistir ao vídeo “fundamentos da Administração” Taylor nascido nos States em 20/03/1856 iniciou sua carreira, primeiro como operário e depois engenheiro. Foi um dos primeiros há racionalizar o tempo e a divisão do trabalho industrial para aumentar a eficiência nas fábricas. Segue abaixo os principais pontos de sua teoria:
- Princípios científicos em substituição ao empirismo: com o objetivo de instituir a prática administrativa científica, baseada em princípios e não no processo de tentativa sob-risco.
- divisão do trabalho: determinando, através das regras básicas, a divisão em diferentes etapas das diversas atividades;
- divisão de autoridade e responsabilidade: distinguindo as tarefas de planejamento e direção daquelas referentes à execução do trabalho;
- treinamento e seleção do trabalhador: permitindo a qualificação do trabalhador mediante seleção e aperfeiçoamento técnico;
- coordenação entre as atividades: articulação da atuação dos trabalhadores com os supervisores e administradores;
Taylor tem sua importância por ter sido um dos precursores da importância do papel da ciência na Administração.
Henry Fayol nasceu na França em 1841, foi qem buscou uma visão mais geral da empresa e criou uma teoria mais global da ação administrativa, ao contrário de Taylor que se dedicou mais as questões relativas à linha de produção.
O fundamento da teoria de Fayol tem base em seis funções básicas existentes na empresa, definidas por ele da seguinte maneira:
1. Função técnica: corresponde à atividade produtiva da empresa.
2. Função comercial: abrange as tarefas de compra de mercadorias, matéria-prima, materiais de consumo, etc necessárias ao desenvolvimento das atividades da empresa, assim como a venda dos bens ou serviços por ela produzidos.
3. Função financeira: referente à atividade de obtenção e gerência dos recursos financeiros, em