a soldagem
A conscientização dos efeitos sobre o ambiente e a saúde dos trabalhadores tem aumentado muito nos últimos anos. As pessoas passaram a reivindicar o direito a um local de trabalho mais limpo e seguro. As empresas, por sua vez, entenderam que melhorar as condições de trabalho de seu pessoal resulta em melhores resultados e aumenta sua competitividade.
Esta é uma situação típica onde ambos os lados podem sair ganhando.
Um dos fatores mais importantes na segurança da soldagem é manter os pisos, bancadas e as superfícies livres de sujeiras da própria solda, sucatas, graxa e óleo. De outro modo isso pode resultar em incêndio e acidentes. No caso de soldagem de aços inoxidáveis, especial cuidado deve ser dispensado às poeiras contaminadas com Cr(VI).
As normas OSHA, por exemplo, incluem requisitos especiais...
“Contaminantes de superfícies que contenham Cr(VI) – Cromo Hexavalente – devem ser limpas à vácuo e os resíduos retidos em filtros absolutos (HEPA), ou com outros métodos que efetivamente reduzam a exposição. Limpeza à seco como varrição, escova ou pano não são permitidos.” “Os equipamentos de limpeza utilizados devem ser manuseados de modo que se evite a reentrada do Cr(VI) no ambiente. Equipamentos à vácuo com filtros HEPA devem ser limpos regularmente e segundo procedimentos especiais para que se evite exposição desnecessária. Os elementos filtrantes devem ser substituídos sempre que necessário e os resíduos adequadamente dispostos de modo a que se evite exposição ao Cr(VI)”
O sistema de aspiração e filtragem por alto vácuo da Nederman é uma solução versátil com excelente relação custo/benefício,