social
O CBCISS- Centro Brasileiro de Intercâmbio de Serviço Social organizou os Seminários, sendo eles índices expressivos do deslocamento para o conservadorismo.
O Seminário de Sumaré foi o Terceiro Seminário de Teorização do Serviço Social, que ocorreu no Rio de Janeiro, nos dias 20 a 24 de novembro de 1978, reunindo um total de 25 pessoas. Aqui foi enfatizada a segunda direção do processo renovador – a perspectiva de reatualização do conservadorismo -. O principal objetivo desse Seminário, foi de dar continuidade aos estudos iniciados no Primeiro Seminário de Teorização do Serviço Social, em Araxá (MG), trazendo a discursão da cientificidade da ação do Serviço Social, frente as demandas brasileiras.
Este Seminário, discutirá três temas, são eles: “ A relação do Serviço Social com a cientificidade, a fenomenologia e a dialética.” Temas esses, que correspondem a três “documentos de bases”, são eles:
“A cientificidade do Serviço Social”;
“A construção do Serviço Social a partir de uma abordagem de compreensão fenomenológica”;
“O processo histórico-científico da construção do objeto do Serviço Social”.
O Seminário do Alto da Boa Vista, ocorreu também no Rio de Janeiro, em novembro de 1984, reunindo um total de 24 pessoas.
A sua documentação, assim como Sumaré, está voltada para o deslocamento da perspectiva modernizadora.
Este Seminário se desenvolveu a partir de sete conferências, pronunciadas por convidados, que vão discutir os respectivos temas:
“A problemática autoritária no Brasil”;
“Os aspectos da história do marxismo no país e também do positivismo”;
“A fenomenologia”;
“O estatismo e a questão social no