administraçao
“A Administração é uma ciência que estuda as organizações e as empresas com fins descritivos para compreender seu funcionamento, sua evolução, seu crescimento e seu comportamento. Como ciência, a administração gera teorias e hipóteses que permitem uma abordagem prescritiva e normativa intimamente vinculada á técnica de administração, que trata de conduzir as organizações e empresas aos objetivos visados.
Se a técnica atua sem o conhecimento do que esta acontecendo, ela passa a ser um ensaio meramente empírico e não cientifico.”
• Premissas ou hipóteses – explicações que ajudam a entender as organizações;
• Modelos de administração e organização – compreendem todos os tipos de técnicas e soluções para administrar;
• Contexto – conjuntura social, econômica, tecnológica, competitiva, dentro da qual as organizações são administradas.
PARADIGMAS TRADICIONAIS
Revolução industrial – substituição e potencialização do trabalho humano por máquinas.
Classe operária numerosa, em conflito com uma classe de patrões e gerentes. Trabalhador especializado – operador de máquinas qualificado apenas para a realização de uma tarefa. PARADIGMAS
DO TERCEIRO MILÊNIO
Revolução digital – substituição e potencialização das funções humanas de decisão, comunicação e informação por computadores.Futuro:
“Reconhecimento” de imagens.
Trabalhadores em serviço e do conhecimento e profissionais liberais mais numerosos que os operários clássicos. Grupos de trabalhadores autogeridos e polivalentes, com educação de nível superior.
PARADIGMAS TRADICIONAIS
PARADIGMAS
DO TERCEIRO MILÊNIO
Emprego e carreia estáveis.
Desemprego, empregabilidade, terceirização, economia informal,empreendedorismo. Grandes estruturas organizacionais. Estruturas organizacionais enxutas. Ênfase na eficiência.
Ênfase na competitividade.