Quais as ações necessárias para que o setor de RH possa contribuir na perpetuidade da organização?
No inicio do século XX, com a II fase do processo de industrialização e principalmente com o surgimento da energia elétrica, que era uma fonte de energia confiável, houve um surto no progresso que começou a tomar um grande espaço no meio industrial causando algumas mudanças, um novo marco na era industrial estava começando.
Em 1776 o pai da economia Adam Smith enfatizou a necessidade de racionalizar a produção das indústrias, desenvolvendo os princípios da especialização e a vantagem de fazer a divisão do trabalho, também surgiu dois economistas que fizeram diferença nessa nova fase industrial, Taylor e Fayol modificaram o ramo industrial, pois tiveram a grande idéia de mudar a rotina das indústrias, visava-se alcançar maior produtividade, com menores custos e melhores lucros. Eles fizeram uma análise completa do trabalho das fábricas, incluindo o tempo e movimentos, estabelecendo padrões de execução.
Sendo assim, iniciou-se um treinamento para os operários, especializou-os de acordo com as necessidades das fábricas, mudando também o pessoal da direção e supervisão, colocando tudo dentro de um conjunto de produção. E por causa dessa mudança muitos empresários adquiriram essa idéia em suas fábricas.
No inicio desse processo as pessoas eram vistas como “ mão de obra “ para as indústrias, pois o seu trabalho era fazer apenas o que era pedido, porém com essa mudança as pessoas passaram a serem vistas como “ recursos “ pois agora elas faziam parte do crescimento da empresa, porque através do empenho deles as indústrias faturariam muito mais e os lucros seriam bem maiores, e com isso foi surgindo a necessidade das empresas separarem seus funcionários por cargo e colocando a idéia de Taylor e Fayol em prática.
Foi assim que houve uma grande mudança no setor industrial, pois as empresas precisavam verificar a função de cada funcionário para que com isso todos