LEUCEMIA
UNIDADE DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS MÉDICAS E SAÚDE - UCCMS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
JOSEMAR DE JESUS NEVES
LEUCEMIA E TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA
Vitória
2013
LEUCEMIA E TRANSPLANTE DE MÉDULA ÓSSEA
Projeto de pesquisa, apresentado à disciplina de saúde do adulto II, do curso de Enfermagem da Associação Educacional de Vitória – FAESA -, como requisito parcial à obtenção de título de graduado em Enfermagem.
Orientadora: Profª Lidice P. Fundão.
Vitória
2013
LEUCEMIA
É um grupo de cânceres que afetam as células brancas do sangue. A leucemia se desenvolve na medula óssea e é caracterizada pela produção excessiva de células brancas anormais, superpovoando a medula óssea.
A infiltração da medula óssea resulta na diminuição da produção e funcionamento de células sanguíneas normais. Dependendo do tipo, a doença pode se espalhar para os nódulos linfáticos, baço, fígado, sistema nervoso central e outros órgãos e tecidos, causando inchaço na área afetada.
As leucemias são geralmente classificadas, de acordo com a linhagem das células afetadas, em linfocíticas ou mielocíticas e, de acordo com a maturidade das células malignas, em agudas (células imaturas) ou crônicas (células diferenciadas).
Leucemia Mielocítica Aguda (LMA)
A leucemia mielocítica aguda afeta a célula-matriz hematopoiética, que se diferencia em células mielóides. Todos os grupos etários são afetados; a incidência aumenta com a idade. A leucemia não-linfocítica é a mais comum.
Manifestações Clínica- a maioria dos sinais e sintomas deriva da produção insuficiente de células normais. A vulnerabilidade à infecção resulta de granulocitopenia; fraqueza e fadiga acontecem devido à anemia; a tendência ao sangramento aumenta como resultado da trombocitopenia. A proliferação das células leucêmicas nos órgãos leva uma variedade de sintomas adicionais: dor no fígado e