Trabalho Germano
História
Em 1944, a empresa que originaria a Construtora Norberto Odebrecht S.A. começava a movimentar suas primeiras betoneiras repletas de concreto. O DNA da Organização Odebrecht, no entanto, remonta a anos antes: 1856, data da chegada de Emil Odebrecht ao Brasil. Seguindo o fluxo da imigração germânica, o engenheiro alemão se fixou no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
Casado com Bertha Bichels, ele teve 15 filhos. Um de seus netos, Emílio Odebrecht, se enveredaria pelo setor da Construção Civil e comprovaria a veia empreendedora da família Odebrecht, criando em 1923 Emílio Odebrecht & Cia., responsável por várias edificações no período entre guerras, em estados do Nordeste. Com o início da Segunda Guerra, os materiais de construção vindos da Europa tornaram-se caros e escassos, deflagrando uma crise no setor. Desencorajado, Emílio retirou-se dos negócios, situados em Salvador, na Bahia. Coube a seu filho Norberto Odebrecht substitui-lo, em 1941.
Três anos mais tarde, Norberto criou uma empresa própria, marco fundador da Organização. Sob sua liderança, a Odebrecht cresceu, ultrapassou fronteiras e se diversificou, sempre alicerçada nos Princípios, Conceitos e Critérios desenvolvidos por ele e que compõem a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO).
Na virada da década de 1980 para 1990, investimentos em negócios do setor petroquímico tornavam-se estratégicos. Nesse panorama, Emílio Odebrecht sucedeu ao pai na presidência da holding Odebrecht S.A. com o desafio de dar continuidade à expansão internacional. A Organização ampliou sua atuação, chegando a países como Estados Unidos, México, Venezuela e Malásia. Emílio Odebrecht permaneceu à frente da Organização por dez anos, até Pedro Novis passar à direção, em 2001.
O início do novo século seria marcado pela aquisição do controle acionário da Copene, a central de matérias-primas do Polo de Camaçari, na Bahia, num consórcio com o Grupo Mariani. Uma grande e