Psicologia Na Mídia
Os Psicólogos na Mídia
Muitos psicólogos são procurados pelos veículos de comunicação para se manifestarem sobre os mais diversos assuntos.
O que o psicólogo deve levar em consideração ao ser chamado a se manifestar em um veículo de comunicação? Roseli Goffman (Psicóloga e Conselheira do Conselho Federal de Psicologia) - Qualquer manifestação pública da categoria deve estar articulada com o Código de Ética Profissional, Resolução CFP nº 10 de 27 de agosto de 2005, conforme o artigo primeiro, item b:
"Artigo 1º - São deveres fundamentais dos psicólogos;
b) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente;"
Este artigo visa preservar a relação entre a formação e o cuidado com a inserção social; portanto, não devemos atender a qualquer demanda e sempre responder em função de nossa prática, propondo indicações de especialistas em assuntos que não estão no nosso foco de atividade. Não devemos esquecer da natureza interdisciplinar e transdisciplinar do atendimento à população na área de Saúde, que é uma causa defendida pelos psicólogos e psicólogas do Brasil. Neste sentido e no mesmo artigo, temos também:
d) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;
Em situações de caos, deveremos responder no que estiver no nosso âmbito profissional como demanda improrrogável, convocando sempre especialistas da rede de Saúde, de Assistência Social e outras áreas afins para apoio e solidariedade à população atingida. O foco do compromisso social da Psicologia é a sociedade, não somente o indivíduo, e muito menos o incentivo ao individualismo. Temos também neste campo de interface e ressonância com os direitos humanos, o Artigo 2º:
Ao psicólogo é vedado: a)