TRABALHO PRONTO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE COMERCIAL
IPIRÁ BAHIA
2013
O CONTEXTO EMPRESARIAL
Trabalho realizado como pré requisito para a conclusão do 3º semestre do curso de Ciências Contábeis.
IPIRÁ BAHIA
2013
1. Introdução
A Contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa.A principal finalidade da Contabilidade é fornecer informações sobre o Patrimônio, informações essas de ordem econômica e financeira, que facilitam assim as tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou proprietários, como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.
2. Desenvolvimento
2.1 Dos Princípios da Contabilidade
Sabemos que hoje que o Conselho Federal da Contabilidade, através da Resolução 750/93 e suas atualizações, estabeleceram os sete Princípios de Contabilidade (PCs) a serem observados pelos profissionais contábeis. Esses PCs representam a essência das doutrinase teorias relativa à Ciênciada Contabilidade, consoante o entendimento predominante do universo cientifica profissional de nosso pais e procuram reunir e condensar todos os Postulados, Princípios e Convenções já existentes, tentando reunir em sete todos aqueles que existem e continuam a existir. De fato no esforço de raciocínio, consegue se identificar um Postulado transformando em princípios.
Então, como mencionado acima que temos sete princípios de contabilidade, definirei aqui três desses sete, princípios. Entidade, Continuidade, Competência.
Princípio da Entidade: reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciar um patrimônio particular de uma pessoa física, independentemente dos patrimônios das pessoas jurídicas individuais, do conjunto de pessoas jurídicas, sem considerar se a finalidade é ou não a obtenção de lucro. O patrimônio de uma pessoa física não se confunde, nem se mistura com o