Cap
• 1. Introdução
Sabemos que a seleção dos elementos estruturais se baseia em três características básicas: Resistência,
Rigidez e
Estabilidade.
1
Cap. VIII - Flambagem
• 1.1 Instabilidade
Flambagem
na
Compressão
Axial.
Considerando as barras retas, axialmente comprimidas, verifica-se experimentalmente que sob a ação de carregamentos crescentes pode ser atingido um estado limite, a partir do qual a forma reta de equilíbrio é instável. A carga correspondente a esse estado limite é dita carga crítica (Pcrit ), ou carga de Flambagem.
2
Cap. VIII - Flambagem
3
Cap. VIII - Flambagem
• 1.1 Instabilidade na Compressão Axial.
Flambagem
No regime elástico
(define-se o regime elástico como sendo aquele em que existe o comportamento elástico linear dos materiais), para cargas P > Pcrit, a forma estável de equilíbrio passa a ser a configuração fletida.
4
1.1 Instabilidade na Compressão Axial.
Flambagem
Neste caso, diz-se que a mudança da forma de equilíbrio corresponde a um comportamento simétrico e estável. O comportamento é simétrico porque não importa para que lados ocorrem os deslocamentos da barra, e é dito estável porque a configuração secundária de equilíbrio é estável.
5
1.1 Instabilidade na Compressão Axial.
Flambagem
O fenômeno de instabilidade das barras retas axialmente comprimidas pode ser caracterizado pela presença do ponto de bifurcação do equilíbrio . No diagrama da figura, se relaciona a carga “P” aplicada com o máximo deslocamento transversal “a”.
6
1.1 Instabilidade na Compressão Axial.
Flambagem
Mantendo-se o regime elástico, no entorno desse ponto de bifurcação, são possíveis duas diferentes configurações estáveis de equilíbrio.
Somente a título de ilustração, para materiais como o concreto e o aço, o estado limite de flambagem é um estado limite último.
Observa-se na figura anterior. que para cargas pouco superiores à carga crítica, a flecha máxima, já é uma fração apreciável do comprimento da barra, a qual se rompe