CAPS
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são instituições brasileiras que visam à substituição dos hospitais psiquiátricos – antigos hospícios ou manicômios - e de seus métodos para cuidar de doenças psiquiátricas.
O objetivo do CAPS é oferecer atendimento a população de sua área e região, onde possa ser realizado o acompanhamento clinico e a reinserção social de usuários, proporcionando direitos civis e fortalecendo os laços familiares e comunitários.
Para ser atendido no CAPS, pode-se procurar diretamente esse serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família ou por qualquer serviço de saúde.
Oferecem atendimento de cuidados intermediários entre o regime ambulatorial e a internação hospitalar, em um ou dois turnos de 4 horas, por equipe multiprofissional constituindo-se também em porta de entrada da rede de serviços para as ações relativas à saúde mental. A pessoa também pode ir sozinha, mas na maioria dos casos é levada pela família, devendo ser acolhida em seu sofrimento a fim de construir um vínculo terapêutico e de confiança entre o profissional e o indivíduo que procura o serviço.
PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NO CAPS:
São equipe multiprofissional constituída por:
Psiquiatras, Neurologistas, Neurologistas, Enfermeiros, Nutricionista. Farmacêuticos, Fonoaudiólogos, Assistentes sociais, Psicólogos ,Musicoterapeutas, Terapeutas ocupacionais, Fisioterapeutas, Profissionais de educação física, Técnicos de enfermagem , Monitores e estagiários, entre outros profissionais.
FUNÇÕES DO CAPS:
Prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos; Acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território. Promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais. Regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação,