CAPS
Estudo da Rede: CAPS CHARQUEADAS
Disciplina de Psicologia Social
Acadêmicos
André
Gilson
Prof. Élide Ávila Kessler
São Jerônimo – 2013
INTRODUÇÃO
Este relatório trata-se de uma visita realizada no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Charqueadas/RS, com o objetivo de estudar o funcionamento da rede de atendimento desta instituição, como trabalho complementar do Grau 2 (G2) da disciplina de Psicologia Social, ministrada pela professora Élide Ávila Kessler, do curso de Graduação em Psicologia da Universidade Luterana do Brasil, Campus São Jerônimo.
DESENVOLVIMENTO
A visita a instituição foi realizada no dia 02 de dezembro de 2013, e fomos recebidos pelo Coordenador, Psicólogo Márcio Silva. Numa forma de bate-papo, falamos sobre a atividade e ele nos respondeu referente ao seu trabalho e as perguntas que foram propostas.
O CAPS Charqueadas foi fundado desde o ano de 2004, sendo iniciado somente como unidade de Saúde Mental, atendendo a demanda da cidade de Charqueadas e região, contando com uma equipe formada por psicólogos e psiquiatras. Após muito trabalho e envolvimento de todos os colaboradores, a unidade recebeu a oportunidade de buscar a certificação e atender como CAPS. Para isso foi necessário um grande período de adequação de setores, funcionários, infraestrutura, equipes de trabalho, formação de grupos, etc. No ano de 2011, a unidade estava preparada para receber os membros da Secretária Estadual de Saúde e ser inspecionada para tal certificação, sendo assim, no dia 27 de junho de 2011, a Unidade de Saúde Mental de Charqueadas, passou a se chamar Centro de Atenção Psicossocial.
Atualmente, o Centro conta com uma equipe formada por 3 psicólogos, 1 psiquiatra, 1 enfermeira, 1 terapeuta familiar, 2 técnicas em enfermagem e 2 recepcionistas. Atende aos pacientes de segunda a sexta das 8 às 18 horas. Coordenado pelo psicólogo Márcio Silva, são