Metalurgia Do P
A Metalurgia do pó, comumente denominada sinterização, vem a ser um processo de fabricação cuja finalidade é produzir peças compactando pós-metálicos, cerâmicos ou cermetes (metal + cerâmica).
O processo consiste em compactar ou modelar a mistura e aquecê-la, com objetivo de melhorar a ligação da mistura estrutural interna. A característica específica do processo é que a temperatura permanece abaixo da temperatura de fusão do elemento constituinte principal chamada sinterização.
A metalurgia do pó é um processo em que a economia de material é levada ao extremo, com mínimas perdas de matéria-prima, comparada com a usinagem tradicional, em que as perdas podem chegar a 50% do material. Certas ligas podem ser obtidas pela metalurgia do pó a custos menores do que se fossem produzidas pela metalurgia convencional.
Metalurgia do pó
Á metalurgia do pó muitas vezes chamada erroneamente de sinterização (uma das etapas da metalurgia do pó), é o ramo da indústria metalúrgica que se dedica à produção de peças a partir de pós metálicos e não-metálicos.
Este tipo de fundição, torna possível a fabricação de peças extremamente complexas que seriam impossíveis de serem usinadas por meio dos processos convencionais, baseada na prensagem de pós em moldes metálicos e consolidação da peça por aquecimento e temperatura controlada que tem como resultado um produto com a forma desejada, bom acabamento de superfície, composição química e propriedades mecânicas controladas.
Produção e Obtenção do pó
A matéria prima na Metalurgia do Pó constitui um fator de fundamental importância especialmente no que diz respeito à sua uniformidade. Desta forma torna-se indispensável o seu controle rigoroso, o que significa que todas as suas características devem ser conhecidas e determinadas com a maior profundidade possível. Processo Eletrolítico (Eletrólise)
A fabricação de pós metálicos a partir da eletrolise é outro processo comumente utilizado para a produção de pós de