Quadro Sinótico
REFERÊNCIA: MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U. 1986.
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ABORDAGEM TRADICIONAL
HOMEM
O homem é visto como um mero receptor de conhecimentos, ele irá receber informações até que se torne eficiente em sua profissão. É como se a criança ao nascer não tivesse praticamente nenhum conhecimento e com o tempo os fosse adquirindo, através do meio externo.
MUNDO
O mundo é externo ao indivíduo, ele irá se apropriar dele aos poucos, seja pela educação formal, pela família, igreja, ou demais desmembramentos da sociedade. O indivíduo criará modelos e ideais para seguir, aos poucos, ele passará a compreender o mundo que o cerca, a partir de sua experiência.
SOCIEDADE/
CULTURA
Os tipos de sociedade e cultura podem variar nessa abordagem, ela busca manter a sociedade, apenas dando condições de sobrevivência para as pessoas. A cultura é fundada no saber, no conhecimento da verdade. Essa sociedade mantém um ensino bancário (professor deposita informações no aluno).
CONHECIMENTO
O conhecimento é dado pronto e de forma simplificada e deve ser armazenado pelo aluno de forma cumulativa. Ao indivíduo que está recebendo o conhecimento só cabe a tarefa de memorizá-lo.
EDUCAÇÃO
É vista como papel da escola e como uma mera transmissão do conhecimento. Considerada fundamental para o desenvolvimento da criança e sendo necessária a intervenção do professor/mestre. Na abordagem tradicional é vista como um produto, pois ela já se encontra pronta.
ESCOLA
É o local onde se realiza a educação. Para Émile Chartier na escola não deve haver distrações e o professor não deve ter muito contato com os alunos. Nessa abordagem, o professor é mediador e a escola faz parte da vida do aluno. Cabe a escola manter a sociedade.
ENSINO-APRENDIZAGEM
O professor instrui o aluno. Informações prontas são “impressas” nos alunos, o professore limitado ao fornecimento de