quadro sinotico de Antropologia
CATEGORIA DE ANÁLISE
PRÉ-HISTÓRIA DA ANTROPOLOGIA: a descoberta das diferenças pelos viajantes do século XVI e a dupla resposta ideológica dada daquela época até nossos dias
O SECULO XVIII: a invenção do conceito de homem
O TEMPO DOS PIONEIROS: os pesquisadores- eruditos do século XIX
OS PAIS FUNDADORES DA ETNOGRAFIA
Boas e Malinowski
OS PRIMEIROS TEORICOS DA ANTROPOLOGIA
Durkheim e Maus
CONCEITO HISTORICO, POLITICO E ECONOMICO SOCIAL.
Sua origem remete ao Renascimento e à concomitante descoberta do Novo Mundo, quando o homem ocidental europeu se depara com a alteridade.
Constituiu-se o projeto de fundar a ciência do homem, isto é, de um saber não mais exclusivamente especulativo, e sim positivo sobre o homem.
É nessa época que se pode apreender as condições históricas, culturas e epistemológica de possibilidades.
Com a Revolução Inglesa e a Revolução Politico francesa ocorre uma grande mudança na sociedade.
É o período da conquista colonial, que desembocara em especial na assinatura, em 1885, no Tratado de Berlim, que rege a partilha da África entre as potencias europeias e põe um fim ás soberanias africanas.
Ocorre uma grande revolução no campo da antropologia, ela põe fim às repartições das tarefas que era um habito até àquele momento entre o observador (viajante, missionário, administrador) entregue ao papel subalterno de provedor de informações, e o pesquisador erudito que recebe, analisa e interpreta essas informações isso era uma atividade considerada nobre.
A escola francesa de sociologia dará os conceitos e modelos que permitirão a afirmação da autonomia do social em relação a explicação histórica (evolucionismo), ou geográfica (difusionismo), quanto da explicação biológica (o funcionalismo de Malinowski) ou psicológica (a psicologia clássica e a psicanalise.)
O HOMEM
Las Casas: os índios são bárbaros
Sepulvera: são preguiçosos, espíritos lentos, os índios daquela época eram considerados servos por natureza.