ESTUDO SEMIÓTICO DA MARCA: IMAGEM, EXPRESSÃO E IDENTIDADE DOS SIGNOS.
De frente à tarefa de fazer uma analise semiótica de uma marca e seus anúncios não tivemos dúvida ao escolher a Apple. Seu nome e logo já são importantes símbolos da cultura contemporânea e estão sempre em evidência. Número um em satisfação de clientes, a marca é referência quando o assunto é tecnologia, apesar da consolidação de suas concorrentes é difícil ofuscar o seu brilho. Os produtos Apple seguem uma filosofia minimalista e funcional sempre prezando pelo melhor do design, assim como seus anúncios e todos esses signos passam inúmeras mensagens. Temos como objetivo neste trabalho analisar a multissensorialidade da marca através de seus signos e propor uma nova campanha publicitária.
SURGIMENTO E EXPANSÃO DA MARCA
1. Apple Briefing
I. O QUE vende?
A Apple é uma empresa que atua no mercado de tecnologia, produz computadores, tablets, smartphones, reprodutores de música e softwares. Seus principais produtos são: iPhone, Macbook, iPad, iPod, iMac, Mac OS, iOS, Safari, iTunes (store), entre outros.
Sua filosofia é minimalista, preza pela simplicidade, seus produtos são simples de serem usados pois funcionam de maneira intuitiva, sem a complicação de vários cliques ou toques. Nos produtos apple a simplicidade de funcionamento é aliada à sofisticação do design, visualmente os produtos apple (e suas embalagens) agradam aos olhos e se destacam das concorrentes. Alta tecnologia também é uma ferramenta da apple, que trabalha sempre em busca da perfeição, os displays de seus aparelhos prezam por qualidade e resolução e esses gadgets são lançados cada vez mais leves e anatômicos.
A marca foi recentemente apontada pelo 6º ano como a empresa mais admirada do mundo pela revista norte-americana Fortune e é visível o apreço dos consumidores pela marca, filas gigantescas se formam em frente às lojas Apple no mundo todo cada vez que um novo produto é lançado, muitas pessoas vêm um estilo de