Resumo dos argonautas do pacífico
Ciências Sociais
Dept. Antropologia
Prof. Cecília Sardemberg
Aluno. Thálisson Luiz Maia Santana
P.S. Professora sitematizei meu trabalho em 2 momentos uma apresentação inicial um breve resumo sobre os capítulos do livro não consegui ler todo parei no XVII . Por último busquei elencar elementos que considerei centrais para compreensão da obra como a necessidade de exigência de métodos eficazes de fatos etnográficos, algumas coisas ainda embaraçam a minha mente.
No capítulo I, vimos como é a região, e os habitantes. O sistema é matrilinear, ou seja, “Descendência, herança e posição social seguem a linha feminina”. Diferentes ilhas possuem indivíduos com características também diferentes; enquanto uma ilha tem agricultores, outra tem fabricantes de utensílios, existe até uma ilha de canibais, entre outras mais exóticas.
O capítulo II remete o leitor às Ilhas Trobriand, ilhas do norte (Boyowa faz parte delas), onde os homens se dedicam às lavouras e as mulheres são mais receptivas do que por exemplo nas ilhas Amphlett. Em geral, existe uma profunda crença na magia (pronunciamento de ditados mágicos secretos acompanhados de ritos) como causadora do bem e do mal, do casamento e da morte.
Então no capítulo III, é descrito o que e como é feito o Kula. É um grande sistema de expedições marítmas, feitas em círculos percorrendo todas as ilhas com tribos pertencentes ao sistema, e a cada visita, trocam-se presentes entre os homens que visitam e os habitantes da aldeia visitada. Mulheres não participam de expedições Kula. Os ítens considerados de valor, o que poderia ser comparado ao ouro e pedras preciosas do mundo civilizado são colares e braceletes, fabricados com corais por certos nativos. As transações são feitas sempre entre dois parceiros Kula, de duração vitalícia, e a regra é: se é dado um presente de alto valor, um (ou vários) presente de valor equivalente terá de ser dado de volta, não interessando se