Resumo à introdução dos Argonautas do pacífico ocidental.
MALINOWSKI, Nicolau Kasper. Introdução: tema, método e objetivo desta pesquisa. In: _________. Argonautas do pacífico ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia.1. ed. São Paulo, Abril Cultural, 1976.
Para Malinowski o resultado de uma boa etnografia se define pelo método científico adotado: "de um lado, os resultados da observação direta e das declarações e interpretações nativas e, de outro, as influências do autor, baseadas no seu bom-senso e intuição psicológica" (p. 22).Tem-se em mãos informações que são por vezes muito complexas e enganosas e é fundamental o momento de separação do cotidiano imenso e caótico da "vida tribal" com todo um conjunto de dados coletados para se proceder a análise e escrita do texto etnográfico. Malinowski então nos pergunta: "Qual a é, então, esta magia do etnógrafo, com a qual ele consegue evocar o verdadeiro espírito dos nativos, numa visão autêntica da vida tribal(?)" (p. 24). Ele nos responde dizendo que: 1) o etnógrafo precisa ter uma objetividade científica e conhecimentos de valores e critérios característicos da etnografia moderna, 2) viver entre os nativos e 3) aplicar métodos de coleta, manipulação e registro de evidências empíricas concretas. Contudo isso não quer dizer que se deve ter ideias pré-concebidas.
As ideias pré-concebidas são perniciosas a qualquer estudo científico; a capacidade de levantar problemas, no entanto, constitui uma das maiores virtudes do cientista -- esses problemas são revelados ao observador através de seus estudos teóricos. (p. 26)
Malinowski também coloca a necessidade de superar a crença de que o "mundo dos selvagens" não seja regida por normas, regras e leis específicas. Trata-se, na etnografia, de procurar demonstrar quais são os "deveres, funções e privilégios intimamente ligados a uma organização tribal, comunitária e familiar bastante complexa" (p. 27). Deve interpretar a "cultura nativa na