Quadrinhos autobiográficos
Objetivos
- Analisar a linguagem da arte sequencial (o arranjo de fotos ou imagens para narrar uma história)
- Produzir imagens (uma charge, um cartum ou uma história em quadrinhos) inspiradas no momento que está vivendo
Conteúdos
- História em quadrinhos
Anos
Ensino Médio
Tempo estimado
2 aulas
Materiais necessários
- Revistas e jornais para recortar
- Papel sulfite, papel vegetal e papel canson
- Lápis e canetinhas
- Canetas, aquarela, lápis aquarelável, guache e outros materiais para pintura
Introdução
A série de desenhos "Ensaio sobre a velhice", publicada na edição 183 da revista BRAVO!, nos apresenta as reflexões de Ziraldo, um dos mais importantes artistas brasileiros ligado às artes gráficas, sobre a chegada aos 80 anos. Ele foi o criador da "Turma do Pererê", que marcou época no Brasil do início dos anos 1960, de personagens como a "Super Mãe" e do tão famoso "Menino Maluquinho", livro já adaptado para o teatro, a TV e o cinema.
Ziraldo é reconhecido e premiado internacionalmente e teve alguns trabalhos publicados em revistas norte-americanas e europeias. Foi homenageado mais de uma vez, inclusive como inspiração para o enredo de escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. O contato com sua obra é uma boa oportunidade para ensinar aos alunos o que é a arte sequencial (a união de imagens em sequência para contar uma história), ampliar as informações da turma sobre o universo dos quadrinhos e pedir que produzam desenhos inspirados na na própria figura, como fez Ziraldo.
Desenvolvimento
1º etapa
Questione a turma: vocês tem o hábito de ler histórias em quadrinhos? Quando leem jornal, procuram as tirinhas? De quais gostam mais? Sabem como se faz uma charge?
Conte que o marco da história dos quadrinhos foi a criação da série norte-americana Yellow Kid, criada por Richard Felton Outcat em 1895. Antes mesmo da publicação desse trabalho, outras iniciativas já despontavam em diferentes