qg109
Guilherme Nunes dos Reis RA: 160322
Osvaldo Rafael Uwai RA: 147557
Química Experimental – Turma: A
1. Introdução:
A matéria, desde a mais pura até a de composições mais complexas, contém várias particularidades que são interessantes de se ter conhecimento, pois várias dessas propriedades podem interferir no entendimento das reações físicas ou químicas que lhe afetam.
Para compreender essas propriedades é preciso fazer experimentações em laboratório, e através de características que já conheçamos, podemos chegar a novas propriedades importantes. Por isso a importância de também conhecer bem os instrumentos do laboratório e saber qual deles tem a melhor precisão e é mais apropriado para cada situação.
2. Objetivo:
Determinar a densidade de uma solução de Cloreto de Sódio (NaCl), encontrando primeiramente os valores de massa e temperatura utilizando variados instrumentos de medição em laboratório.
3. Experimento:
Neste experimento foram utilizados os seguintes materiais e vidrarias:
Balança analítica;
Bureta;
Pipeta volumétrica;
Pêra;
Picnômetro;
Becker;
Termômetro de mercúrio;
Soluções e solventes:
Água destilada;
Solução de NaCl 1mol
Procedimento:
Primeiramente, lavamos todas as vidrarias com água destilada (menos o picnômetro) e, no momento de uso, ambientamos a bureta, a pipeta volumétrica e o picnômetro com a solução que foi utilizada.
Depois, começando o experimento utilizando a bureta, pesamos o becker vazio e depois transferimos um volume de 15,00 mL da solução de NaCl para o becker e o pesamos novamente.
Em seguida, usando a pipeta volumétrica, pesamos o becker vazio e transferimos o volume de 10,0 mL para o mesmo becker, pesando-o novamente.
Por fim, para descobrir o volume que o picnômetro comporta, o pesamos vazio e depois contendo água destilada. Em seguida pesamos novamente, dessa vez