Solução tampão
Instituto de Química
Estudo Dirigido
QG109
Experimento 4
Soluções Tampão
Data: 20/04/2012
Solução Tampão
Soluções tampão são soluções que atenuam a variação dos valores de pH (ácido ou básico), mantendo-o aproximadamente constante, mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases.
As soluções tampão podem ser formadas por um ácido fraco e um sal formado pela reação desse ácido com uma base forte, ou, então, por uma base fraca e um sal formado pela reação dessa base com um ácido forte. As soluções tampão são usadas sempre que se necessita de um meio com pH aproximadamente constante. Elas são preparadas dissolvendo-se os solutos em água.
Um exemplo de solução tampão formada por um ácido e seu sal é o acetato de sódio e ácido acético:
CH3COOH(aq) H+(aq) + CH3COO-(aq)
CH3COONa(aq) Na+(aq) + CH3COO-(aq)
H2O(l) H+(aq) + OH-(aq)
Nesse sistema quando é adicionada alguma substancia ácida, o íon de H+ liberado pelo ácido liga-se com o sal presente na solução tampão, diminuindo a concentração de acetato e aumentando a de ácido acético não dissociado, mantendo o pH constante.
O mesmo processo ocorre quando é adicionada uma base, o íon de OH- liga-se ao sal, aumentando a concentração de íon acetato e diminuindo a de ácido acético, conservando o pH original da solução.
Nos seres vivos existe uma solução tampão fundamental para o organismo: O sangue realiza a função tamponante, controlando o pH do plasma, para que as reações que ocorram nele, sejam as mais controladas possíveis. Este sistema evita variações de 0,3 unidades de pH as quais poderiam trazer graves consequências ao ser humano. O principal tampão intracelular nos seres humanos é o tampão fosfato (H2PO4-/HPO4 2-). Os fosfatos orgânicos como a glicose-6-fosfato e o ATP também contribuem com sua capacidade tamponante. O principal tampão extracelular no sangue e no fluido intersticial dos vertebrados é o tampão bicarbonato (H2CO3/HCO3- ), pH =