Solução tampão
Docente: Eliete
Acadêmicas:
Curso: Farmácia – 1º Período
Relatório da aula prática apresentando a disciplina de
Química Fundamental Experimental, curso superior de
Farmácia, Universidade Estadual de Goiás – UEG.
Professora: Eliete
UEG – Anápolis
2012
Introdução
Uma solução tampão consiste de um par de ácido fraco / base conjugada que resiste a variações no pH quando pequenas quantidades de ácido ou base lhe são adicionadas ou quando ocorre diluição.Os químicos utilizam tampões toda vez que necessitam manter o pH de uma solução em um nível constante e pré determinado.Os bioquímicos são particularmente interessados em tampões, pois o funcionamento dos sistemas biológicos é criticamente dependente do pH.
A equação central para as soluções tampão é a equação de Henderson Hasselbalch, a qual consiste meramente em um rearranjo da expressão da constante de equilíbrio kA para a dissociação de um ácido.
Na prática quando misturamos as quantidades calculadas do ácido e da base para preparar um tampão, o pH resultante não é exatamente o esperado. A principal razão dessa discrepância é que o PH é governado pelas atividades do ácido e da base conjugados, e não por suas concentrações. Por esse motivo após preparar o tampão com as quantidades calculadas, em geral faz-se necessário um pequeno ajuste no pH (pela adição de uma solução ácida ou básica diluída) para obter o pH exato. (VOGEL, 1981)
Objetivo
Preparar uma solução tampão, utilizando um ácido mais sua base conjugada, e posteriormente observar suas propriedades.
Parte experimental
- Materiais e reagentes
-Becker;
-Balão volumétrico;
-Pipeta;
-Pêra;
-Funil;
-proveta;
- Acetato CH3COONa
-Ácido acético Ch3COOH
-Peagâmetro
-Procedimento experimental
I . Preparação das soluções tampões
1 – A partir do acido acético concentrado, cuja concentração molar é 17,45 M, preparou-se 0,5 L de solução de ácido acético 1 M.
2 – Preparou-se 100 ml de todas